Buscar

12 hábitos para uma vida mais saudável

Atualizado: Fev 4

Acordar e se sentir bem. Sentir-se com energia, disposição, vontade de fazer as coisas. Se olhar no espelho e dar um sorriso. Ao longo do dia enfrentar os altos e baixos com tranquilidade, sem se irritar. Respirar e buscar o centro. Isso é o que eu chamo de uma vida mais saudável.

Vim aqui compartilhar 12 hábitos que eu faço e que me ajudam a trilhar esse caminho. São hábitos práticos, gratuitos, que você pode fazer em qualquer lugar e a qualquer momento. Não são fórmulas mágicas, mas vão te tornar mais forte. Não são drogas, mas vão te fazer viajar.


1 - PÁGINAS MATINAIS

Aprendi esse hábito no livro Caminho do Artista, da Julia Cameron. É basicamente pegar uma folha em branco e escrever. “O que eu devo escrever?” Qualquer coisa. Pode ser até “Não sei o que escrever, não sei porque to fazendo isso, tá calor, to com fome…”. Escreva seus pensamentos, sentimentos, o que você vê ao redor, qualquer coisa. Escreva sempre com caneta no papel. Faça isso preferencialmente pela manhã, sua mente estará mais “limpa”. Escolha um tamanho de folha e escreva 3 páginas. Parece desafiador, mas é bem factível. Caso queira saber mais sobre esse hábito, a Fran fez um vídeo só sobre ele.


2 - CONTATO COM A NATUREZA

Olhar pro céu, pisar sem calçados na grama, colocar os pulsos sob a água corrente na torneira. Só isso já equilibra nossa energia. Se tiver mais tempo, vá até uma praia ou cachoeira, passe uma tarde num parque ou suba um morro para ver o pôr do Sol. Faça um buquê com as folhas que encontrar no caminho. Perceba o quanto somos uma pequena parte de um todo.


3 - CONTROLE DE HÁBITOS

Reflita sobre sua vida e pense: que hábitos eu gostaria de ter? Liste-os em uma folha e, ao final de cada dia, pare 2 minutos na cama, antes de deitar, para fazer uma checagem de quais hábitos você praticou nesse dia. Você também pode listar outras coisas, como hábitos que quer reduzir (fumar, por exemplo), ou também sentimentos que quer mapear ao longo do mês. Eu estou usando esse modelo que encontrei na internet, você pode criar o seu.

Se você for mulher, sugiro aprender sobre a Mandala Lunar.

Se você for homem, saiba que estou preparando algo para nos ajudar.


4 - BANHO GELADO

Faz bem para os cabelos, para a pele, aumenta a imunidade, e, principalmente, aumenta sua capacidade de enfrentar o desconforto. Acabei de voltar da Chapada dos Veadeiros e por lá só tomei banho gelado por 13 dias. Quem enfrenta diariamente o desconforto de entrar embaixo de um chuveiro com água gelada tem mais disposição para enfrentar qualquer desafio da vida.


5 - TESTE DE SENTIDOS

Temos 6 sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar, pensamento), mas costumamos usar apenas um (ou é à toa que você está me lendo agora?). Para ser mais saudável busco testar constantemente meus outros sentidos, e o jeito mais simples de fazer isso é fazer atividades corriqueiras no escuro (como jantar ou tomar banho). Você só precisa apagar a luz e fazer o que você faz normalmente - passar o sabonete, pegar o shampoo - mas tudo vai ser diferente. Sabe como dizem que quem não tem a visão tem os outros sentidos mais aguçados? Então, você também pode treinar isso, e se divertir à beça.


6 - EXERCÍCIO FÍSICO

Parece piada dizer isso em 2019, mas é mais que necessário. Exercitar-se faz nosso corpo liberar endorfina, dopamina, adrenalina - os hormônios da felicidade. Além disso, exercitar-se faz nosso coração bater mais forte e mais rápido, faz ele crescer, literalmente. E se nossos corações forem maiores, quem sabe possamos até amar mais?


7 - ENCONTRO CONSIGO

Saia num encontro com a pessoa mais legal do mundo - você. Esse hábito não precisa ser diário, pode ser semanal. Reserve pelo menos 2 horas na semana para fazer a sós uma coisa que você goste muito. Eu normalmente vou à praia, mas vale qualquer coisa que você goste e que represente um encontro, um momento especial. Valorizar a sua própria companhia é um ato de amor próprio.


8 - FALAR COM PESSOAS DIFERENTES COISAS SIGNIFICATIVAS

É incrível como nosso círculo de amizades tende a atrair pessoas parecidas conosco: da mesma classe social, da mesma cor de pele, da mesma área de estudos, da mesma região do país, da mesma linha de pensamento. Conviver com pessoas parecidas é agradável, mas se você conviver apenas com pessoas parecidas vai estar se limitando profundamente. Para evitar esse risco, busque ativamente falar (e não apenas superficialidades, mas falar sobre coisas significativas) com quem é diferente de você. Eu faço isso vendendo meus livros na rua, usando o livro como uma ferramenta “quebra gelo” social, mas existem milhares de formas de encontrar pessoas diferentes. Saia da bolha.


9 - MUDAR A RESPOSTA PADRÃO AO QUE É ESTRANHO

Troque o “não sei” pelo “vou tentar”. Quando te convidarem a fazer algo novo, diferente, algo fora do que você tem costume, mude sua resposta padrão. Ao invés do clássico “não sei fazer isso”, que vai sempre te limitar e te deixar na sua zona de conforto, diga “nunca fiz isso, mas vou tentar”. Ninguém espera de você grandes resultados ao tocar um instrumento pela primeira vez, ou ao aprender palavras em uma nova língua. Seu cérebro, porém, gosta muito disso! Ao fazer coisas novas, novos caminhos se criam dentro dele para que as sinapses aconteçam. Criar novos caminhos no cérebro é uma das bases para ter mais criatividade na sua vida, e assim resolver problemas com mais tranquilidade e graça.


10 - DEMONSTRAR AMOR

Amar em tempos de ódio é a verdadeira revolução. Quem você ama? Mostre seu amor a essa pessoa. Não que ela tenha esquecido, mas é tão bom receber amor… Receber um “eu te amo” muda o dia. Dizer “eu te amo” muda em dobro - o de quem diz e o de quem recebe.


11 - MEDITAR

Tá na moda né? Sim, tá na moda há pelo menos 5 mil anos. Para meditar você não precisa de aplicativos nem gurus, nem mesmo se sentar em flor de lótus. Basta estar com a coluna reta (preferencialmente em posição sentada, as pernas como você preferir). Ao sentar-se, basta fechar os olhos (parar o estímulo visual) e prestar atenção na sua respiração. Apenas isso - preste atenção na respiração. Quando os pensamentos vierem, deixe-os ir, volte a prestar atenção na respiração, quantas vezes for necessário. Se você nunca meditou, pode começar com 1 minuto por dia. Se gostar, faça mais tempo. Meditar não só é saudável para o cérebro e a mente como pode ser um caminho para a libertação de todo e qualquer sofrimento. Neste texto sobre o Vipassana falo mais sobre isso.


12 - COMIDA SEM SOFRIMENTO

Essa é a mais importante de todas, deixei por último porque sei que você, que leu até aqui, valoriza o que eu digo. Se você quer ter uma vida mais saudável, quer também que todo nosso planeta seja mais saudável. Para isso, adote o hábito de se alimentar 100% com base no reino vegetal. Você não precisa se rotular como vegana(o), basta parar de comer produtos de origem animal :)

Já que estamos aqui, vamos falar a verdade: a carne que comemos contém sofrimento. O leite que vai no pão contém sofrimento. Como podemos ser mais saudáveis se comemos sofrimento? Por mais de vinte anos me alimentei de animais, então não julgo quem o faz. No entanto, te convido a pensar: por que você come produtos de base animal?

Se você pensa sobre isso e quer se informar mais, assista ao documentário “What the Health”, disponível no Youtube e no Netflix. Aqui vai um trecho de 2 minutos.

Se você quiser podemos conversar sobre esse assunto.


Se é uma vida mais saudável que você quer, escolha pelo menos um dos hábitos e busque aplicar na sua vida. Se você aplicar um novo hábito por mês, em um ano você terá aplicado todos!


Ah, e me conta, que hábitos você tem para ter uma vida mais saudável?


Abraços e beijos,

Juliano

130 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

COMPRAR

SOBRE JULIANO POETA

FOLLOW ME

  • Instagram
  • YouTube
Medium-logo.png

INSCREVA-SE

© 2019 por fran bitten.

Nome da empresa: JULIANO POETA, CPF 027.735.350-57 - Endereço Comercial Servidão Pedro Edmundo Bittencourt, 488, Florianópolis - SC.

Telefone para contato: 48 99110-1212. E-mail: oipoetajuliano@gmail.com 

Data estimada da entrega dos produtos: em até 15 dias úteis após a compra.