Buscar

O que um escritor lê?

Quando comecei a empreender minha carreira de artista, estudei algumas pessoas que considero referências para saber por onde começar. O que aprendi foi: tenha ousadia e tente muitas vezes. E assim está sendo.

De uns meses para cá percebi que, quando me apresento como artista, ninguém sabe direito o que eu faço, então decidi me apresentar como escritor (mesmo fazendo várias outras artes além da escrita). Já como escritor, descobri que aprendo lendo. Comecei a analisar o estilo de escrita, a construção das cenas, o processo de pesquisa para a criação de uma história. E assim decidi intensificar e diversificar minhas leituras. No último mês li 5 livros, que compartilho aqui com vocês:




- ADMIRÁVEL MUNDO NOVO (Aldous Huxley): peguei esse livro saindo para a viagem de natal e ano novo e adorei. Uma história envolvente, em um cenário estilo Black Mirror (futuro não tão distante no qual a tecnologia nos domina). Escrito em 1932, esse livro poderia muito bem ter sido escrito hoje. Me fez refletir muito sobre o que é felicidade, e se é isso mesmo a coisa mais importante.


- JORNADA SOLAR (Airton Gregório, Eduardo Pereira, Juliano Trevizan e Lucas Schinkoeth): engatei dia 03/janeiro com a Jornada, e pude vê-la com novos olhos. Depois de tanto revisar o conteúdo, hoje consigo ler o que está lá com distanciamento, entendendo o quão profundo podemos ir dentro de nós mesmos. Além de um livro é uma agenda, e essa interação é o que mais gosto. Tenho mantido a rotina de fazer uma revisão diária dos meus hábitos e isso já está me ajudando demais a fazer o que quero e desapegar do que não serve mais.


- ESTAÇÃO ATOCHA (Ben Lerner): que livro incrível! Ganhei de presente e foi a leitura mais gostosa dos últimos tempos. A história se passa toda em 1a pessoa, portanto é como se estivéssemos dentro da cabeça do personagem principal, lendo seus pensamentos. É sobre um poeta americano fazendo intercâmbio em Madri, consegui me identificar... Me inspirou demais a escrever um romance.


- AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO (Deepak Chopra): Um livro e um guia. São só 100 páginas, mas em cada frase há cuidado, verdade, profundidade. É um passo a passo para se viver em harmonia consigo mesmo e com as outras pessoas. Páginas cheias de poesias e ensinamentos para a mente e para a alma.


- MITOLOGIA NÓRDICA (Neil Gaiman): uma série de contos que estavam caindo no esquecimento sobre os deuses, deusas e gigantes daquelas terras distantes. Senti alegria ao ver esses personagens divinos mentindo, trapaceando, errando e se perdendo nos seus próprios caminhos. São espelhos de quem nós somos. Ainda faltam algumas páginas para terminar, mas já dei muitas risadas das trapalhadas e aventuras deles.


Para terminar, te digo que recomendo todos esses 5 livros, cada um com sua história, sua verdade, seus ensinamentos. Ler é bom demais!


E você, me conta o que está lendo?

59 visualizações

COMPRAR

SOBRE JULIANO POETA

FOLLOW ME

  • Instagram
  • YouTube
Medium-logo.png

INSCREVA-SE

Nome da empresa: JULIANO POETA, CPF 027.735.350-57 - Endereço Comercial Servidão Pedro Edmundo Bittencourt, 488, Florianópolis - SC.

Telefone para contato: 48 99110-1212. E-mail: oipoetajuliano@gmail.com 

Data estimada da entrega dos produtos: em até 15 dias úteis após a compra.