Amigos, trago notícias. Uma boa e uma ruim.
A ruim é que nós, humanos, somos o problema.
E o problema é: estamos destruindo a nós mesmos, e levando conosco milhares de outras espécies. O planeta Terra resistirá, se transformará em casa para outros seres, mas nós não estaremos aqui para ver.
E a notícia é ainda pior para os homens: somos nós a parte principal do problema. Nós, homens, ocupamos hoje os cargos de liderança na política, nas empresas, nas decisões que estruturam a sociedade. Esse modelo de sociedade chama-se patriarcado.
Surgiu na Europa as raízes do patriarcado, termo que denomina a preponderância do homem sobre a mulher na sociedade. O patriarcado define também a subordinação hierárquica dos jovens aos homens mais velhos. Vivemos, todos nós, em uma sociedade patriarcal.
E veja só para onde esse modelo de sociedade está nos levando. Vá para a rua e preste atenção: o que você sente ao estar fora de sua casa? Olhe para as pessoas que passam por você: o que aparentam estar sentindo? Procure com seus olhos outros animais, plantas, árvores: estão por aí ou já sumiram?
Agora olhe para a comida que você come - o que tem nela?
Abra a torneira - a água que você toma é água mesmo ou vem com produtos químicos, como cloro e flúor?
Respire fundo - é puro o ar que você respira?
Olhe para as roupas que você veste, você sabe se quem as fez estava sofrendo?
Se o ar tem poluição, a comida tem veneno, a água tem química, se você sente medo ao estar na rua, se você vê mais concreto que verde, isso é o caos.
Mas agora vem a boa notícia: nós somos também a solução. Ela está dentro de nós.
Assim como podemos cavar mais fundo, podemos nos tirar desse buraco.
O primeiro passo para sair do fundo do poço é reconhecer que estamos no fundo do poço.
O segundo passo é começarmos a perceber as atitudes sociais que temos e que reforçam as estruturas do patriarcado, por exemplo:
- na última eleição, você votou em candidatos homens ou em candidatas mulheres?
- na empresa onde você trabalha, quem ocupa as posições de maior poder, homens ou mulheres?
Indo mais fundo, cabe a nós, homens, que estamos
hoje nas posições privilegiadas, darmos espaço para as mulheres. O patriarcado e o machismo nos fazem acreditar que são os homens os responsáveis por prover e controlar as necessidades de cada pessoa à nossa volta.
Em todo ambiente que passo eu vejo homens (inclusive eu) interrompendo a fala de mulheres. Esse é um dos exemplos da necessidade de controle dos homens, que se reflete na incapacidade de escutar a fala de uma mulher. É tão simples, não é, parar e escutar? E por que é tão difícil?
Por que na nossa sociedade os homens são treinados a falar, não a escutar.
Então hoje eu te faço um convite: ao longo do dia escute o que as mulheres que passam por você tem a dizer. Escute com atenção, elas sabem muito, e há muito tempo estão tentando nos dizer: desse jeito não dá mais.
Quem sabe podemos fazer diferente e construir um mundo em que a gente sinta orgulho de viver.
Texto inspirado na fala de Craig Gibson no evento de 25 anos do Movimento Guerreiros do Coração.
Texto em colaboração com Fran Bitten (afinal temos que escutar).
Texto maravilhoso e muito necessário! Você se torna um homem ainda mais incrível a cada dia: te amo!