Buscar

Priodidade: qual é a sua?

Atualizado: Fev 4

Eu nunca vou esquecer o dia em que fui no terreiro de Umbanda pela primeira vez e a entidade me olhou bem nos olhos e falou:


“Prioridade. Você conhece essa palavra? Quer que eu anote num papel pra suncê não esquecer?”


Fiquei envergonhado, mas ela tava certa, era isso que faltava na minha vida.


Em outra oportunidade me perguntaram:


“Quantas coisas você faz pros outros?”


“Muitas”, respondi.


“E quantas coisas você faz por você?”


“Algumas”, falei baixando o olhar.


Naquele momento eu entendi que eu sou a prioridade da minha vida, aquela história de que a máscara de oxigênio vai primeiro em mim e depois em quem precisa de ajuda. Essas perguntas me abriram tanto a consciência que, com o tempo, tomei algumas decisões estruturais na minha vida.


Uma delas é estar sempre consciente de qual é minha prioridade, porque é isso né, estou aqui agora escrevendo, mas a qualquer momento posso parar e ir meditar, ou mexer no celular.


Você está aqui me lendo agora, mas pode fazer outra coisa a qualquer instante, é só apertar o “x” e acabou.


E é assim com tudo: mesmo quando temos um compromisso de longo prazo, como um relacionamento amoroso ou um emprego, a decisão de continuar nessa relação acontece a cada segundo. Se você quiser pode, agora mesmo, mudar o que você decidiu antes. Claro, tudo tem consequências e complexidades, mas, em última instância, é só você querer que você muda.


Algumas situações extremas são portais para perceber isso, como quando uma pessoa próxima morre, ou quando acontece um problema de saúde ou acidente. Essas situações nos mostram com mais perspectiva que a vida é aqui e agora, e que a decisão de fazer o que se faz é a cada instante.


Você continua lendo esse texto, e eu te pergunto: o que você está priorizando ao ler? A que parte de si está dando atenção?


Vivemos em uma sociedade capitalista em que o dinheiro é a principal forma de troca de energia para gerar cooperação entre desconhecidos, por isso quero, hoje, gerar dinheiro com meu trabalho. E como isso se conecta com eu ser a minha prioridade?


Decidi me envolver somente em projetos que eu acredito: dou minha atenção e energia só para o que me faz bem, me energiza mais do que me suga.


Por isso dou consultoria para a Herself, vendo os shows da Lítera, empreendo a Jornada Solar.


E você, como suas escolhas refletem seus valores? A que você dedica sua vida? Qual é a sua prioridade?

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

COMPRAR

SOBRE JULIANO POETA

FOLLOW ME

  • Instagram
  • YouTube
Medium-logo.png

INSCREVA-SE

© 2019 por fran bitten.

Nome da empresa: JULIANO POETA, CPF 027.735.350-57 - Endereço Comercial Servidão Pedro Edmundo Bittencourt, 488, Florianópolis - SC.

Telefone para contato: 48 99110-1212. E-mail: oipoetajuliano@gmail.com 

Data estimada da entrega dos produtos: em até 15 dias úteis após a compra.